- O que aconteceu: A jornalista Julia Mengolini está sendo processada por Javier Milei, presidente da Argentina, por declarações feitas na televisão e em redes sociais envolvendo sua irmã.
- O caso envolve temas pessoais e acusações de injúria.
- O embate reacende tensões entre o presidente e a imprensa, que começou durante as eleições e vem se agravando.
Milei processa jornalista por declarações no C5N e no X
O presidente da Argentina, Javier Milei, apresentou no dia 1º de julho uma denúncia judicial contra a jornalista Julia Mengolini por suposta injúria e violação ao direito à honra.
A ação foi protocolada por seu advogado, Francisco Oneto, no Juizado Criminal e Correccional Federal Nº 7.
A denúncia tem como base declarações feitas por Mengolini no programa Duro de Domar, do canal C5N, e em publicações na rede social X (antigo Twitter) em maio de 2023.
Ela afirmou na época — de forma irônica — que Javier Milei “é um senhor que vive com oito cães… e está apaixonado pela irmã.”
A declaração foi feita em tom provocativo durante um debate televisivo sobre a figura pública de Milei e sua relação próxima com a irmã, Karina Milei, que é sua principal assessora e ocupa o cargo de secretária-geral da Presidência.
Mengolini ainda acrescentou:
“Eu não fiz um juízo de valor, fiz uma descrição. Tirem suas conclusões em casa. Ele mesmo diz que está apaixonado pela irmã.”
Por que o processo agora ?
Embora a frase tenha sido dita em maio de 2023, ela voltou a circular nas redes sociais em junho de 2025, em meio a uma onda de ataques virtuais contra a jornalista.
O processo alega que tais afirmações foram feitas com dolo e não estão protegidas pela liberdade de expressão, configurando crime de injúria conforme o artigo 110 do Código Penal argentino.
E argumenta que a reviralização do vídeo e de postagens antigas reacendeu o impacto das declarações, justificando a ação judicial neste momento.
Processo de Milei leva jornalista argentina prometer contra-ataque
Julia Mengolini é jornalista, advogada e fundadora da rádio Futurock.
Conhecida por suas posições críticas ao governo, ela denunciou recentemente ter sido alvo de uma campanha de difamação nas redes sociais, com a circulação de vídeos manipulados por inteligência artificial que a acusavam falsamente até de manter uma relação incestuosa com seu irmão.
A campanha teria sido impulsionada por perfis ligados ao oficialismo, incluindo a deputada libertária Lilia Lemoine.
Em resposta, Mengolini anunciou que também pretende ingressar com uma ação penal contra Milei e seus aliados, alegando perseguição e violência simbólica.
Ela está sendo representada por advogados da organização Argentina Humana.
Conflitos com jornalistas marcam gestão de Milei
Desde sua campanha eleitoral em 2023, Javier Milei tem adotado uma postura de confronto em relação à imprensa.
Segundo a Anistia Internacional, o presidente já insultou publicamente mais de 40 jornalistas desde que assumiu o cargo em dezembro de 2023.
Ele frequentemente utiliza suas redes sociais para criticar profissionais da mídia, a quem se refere como “periodismo basura” (jornalismo lixo), e chegou a adotar o slogan “Não odiamos o suficiente os jornalistas”.
Leia também | Análise com IA das falas de Milei em um ano revela 739 mil palavras, 4 mil insultos e guerra com imprensa